sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Sete maravilhas do mundo moderno

As Novas Sete Maravilhas do Mundo foi uma revisão de caráter informal e recreativo da lista original das sete maravilhas, idealizada por uma organização suíça chamada New Open World Corporation (NOWC). A seleção foi feita mundialmente por votos pela internet gratuitos e ligações telefônicas.
Ao final do ano de 2005, a lista de monumentos inscritos contava com 200 integrantes e foi reduzida aos 77 mais votados pelo público. Os 21 monumentos finalistas foram escolhidos por um grupo de arquitetos liderados pelo ex-diretor geral da Unesco Federico Mayor, com base nos critérios de beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitetônico.
A Necrópole de Gizé, no Egito, foi retirada da lista de finalistas para receber o título de "Maravilha Honorária", restando apenas 20 finalistas que foram novamente submetidos a votação livre. Os 7 monumentos vencedores foram apresentados publicamente em uma cerimônia realizada no dia 7 de Julho de 2007 no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal. Nessa mesma apresentação foram também reveladas as Sete Maravilhas de Portugal. A votação foi uma das maiores da história contabilizando mais de 100 milhões de votos.

Apesar de nada se mencionar sobre os monumentos do hinduísmo, os quais são inúmeros em todo o planeta, as Novas Sete Maravilhas do Mundo foram escolhidas em concurso informal e popular , internacional promovido pela New Open World Foundation, com o lançamento da campanha New 7 wonders, que contou com mais de cem milhões de votos através de telefones celulares e da internet, enviados de todas as partes do mundo e anunciados em 7 de julho de 2007 (07/07/07), numa cerimônia no Estádio da Luz em Lisboa, Portugal. Foram escolhidos apenas monumentos de culturas já extintas e um do cristianismo, que é o Cristo Redentor, ficando relegados monumentos como a estátua de Murugan na Malásia, estátuas também gigantescas de Shiva e Hanuman na Índia, entre outras.[1] [2] O concurso não contou com o apoio da UNESCO, órgão da Organização das Nações Unidas.[3]

Vencedores

Localização das Novas Sete Maravilhas do Mundo.
MaravilhaLocalizaçãoImagemAno
Necrópole de Gizé
(título honorário)
أهرامات الجيزة
Gizé, EgitoPyramide Kheops2589 a.C.
Grande Muralha da China
万里长城
Wànlǐ Chángchéng
ChinaThe Great Wall of China (Mutianyﺁ section)700 a.C.
Petra
البتراءAl-Batrā
Ma'an, JordâniaThe Monastery at Petra312 a.C.
Coliseu
Colosseo
Roma, ItáliaThe Colosseum at dusk: exterior view of the best-preserved section70
Chichen Itza
Chi'ch'èen Ìitsha'
Yucatán, Mexicocordelia maxwell house600
Machu Picchu
Machu Picchu
Cuzco, PeruMachu Picchu in Peru1438
Taj Mahal
ताज महल
تاج محل
Agra, Uttar Pradesh, ÍndiaTaj1632
Cristo Redentor
Cristo Redentor
Rio de Janeiro (RJ), BrasilChrist the Redeemer in Rio de Janeiro

 
1931

Nenhum comentário:

Postar um comentário