sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

ILHA DE PASCOA


                                 ILHA DE PASCOA


 SOBRE A ILHA

Resultado de imagem para ilha de pascoa bandeira A ilha de Páscoa possui aproximadamente 163 km2. Fica situada na Polinésia Central à 3.700 km de Santiago e a 4.000 km do Taiti. Pertence ao Chile, mas os nativos (descendentes dos antigos Rapa Nui) tentam a independência e já existem leis, para serem aprovadas, que não permitem mais pessoas de fora chegarem para habitar a ilha.

Bandeira da Ilha de Páscoa

Com uma paisagem deslumbrante, a ilha é rodeada por uma visão de todo o Oceano Pacífico. A ilha possui vegetação escassa, já que os antigos nativos destruíram sua vegetação para transportar os Moais construídos pela ilha. A pouca arborização é fruto de reflorestamento. A ilha possui três vulcões, a vista de um deles é paradisíaca, já que ele tem água em sua cavidade e vista cortada para o mar.

O destaque da ilha fica por conta dos Moais. Possuem grupos de Moais em suas posições, mas foram reconstruídos, pois nenhum dos que encontramos na ilha permaneceu naturalmente em pé, existe um debate na ilha para decidir de conservam os demais Moais em suas posições originais ou se fazem a restauração deles, erguendo-os novamente aqueles que ainda não foram mexidos. Dos Moais levantados alguns foram feitos pelo governo chileno outros pelo governo japonês, outra contribuição estrangeira é o aeroposto que teve sua pista custeada pela NASA.

HISTÓRIA

A história da ilha é contada por qualquer nativo, existe a preocupação da conservação da língua local, ensinada até hoje nas escolas.

Conta-se que houve duas migrações para a ilha uma por volta de 400 D.C e outra por volta de 800 D.C. Na primeira migração que foi menos os nobres tomaram conta da ilha, nesse período os Moais eram pequenos, serviam tanto para apresentar a ilha para os demais povos, como agradecimento aos deuses e cumpria o papel de eternizar os espíritos dos nobres que quando morriam acreditava que iam para o corpo do Moai. Com a segunda migração e um sistema escravista para aqueles que chegavam à ilha, Moais gigantes (com mais de 20 metros) começaram a ser produzidos, contudo o grande aumento da população e a escassez de alimentos e vegetação na ilha fez com que ocorressem conflitos por parte dos escravos e consequentemente a derrubada de todos os Moais que haviam sido erguidos.

Um filme como referência e bem recomendado pelos nativos é o filme RAPA NUI de 1994.

 TURISMO

Ao chegar à ilha, no próprio aeroporto, você deve arcar com $ 60,00 dólares para ter um “TICKET” com autorização para percorrer toda a ilha. (Em alguns pontos e sítios é obrigatória a apresentação deste “TICKET”)

Para uma estada completa. Dois dias completos são mais que suficientes na ilha. Em Outubro, não faz frio na ilha, mas ventos são constantes, principalmente nas partes mais altas. Lá não possui praias para banho e mergulho, haja vista a alta quantidade de pedras, apenas alguns pontos são apropriados para a prática do surf.

MINHAS NOTAS

ESTRELAS
LEGENDA
«
(Fácil/Barato/ruim)
««
« ««
(Médio/Regular)
««««
«««««
(Difícil/Caro/Excelente)


Dificuldade das Trilhas «« (não há trilhas muito íngremes, a maioria de fácil acesso, idosos vão em número para ilha e conseguem percorrer os trajetos sem problemas.)

Guias Turísticos ««« (Negocie e procure por preços melhores – É possível gastar algo em torno de $ 150 dólares para  conhecer a ilha toda)

Estrutura da Cidade ««« (O Aeroporto está a 10 minutos de caminhada do centro que parece muito a nossa Pirenópolis-GO, lá existem bares e restaurantes, água canalizada e energia elétrica, a cidade possui uma estrutura boa para o turismo)

Preço da Comida«««« (se gasta algo em torno de $ 40 dólares por pessoa, em uma refeição bem servida. O preço dos alimentos e bebidas não são muito convidativos em virtude da logística de transporte para a ilha)

Preço hospedagem««« (Preços na média. Também possui a opção de campings ou resorts mais luxuosos – Preço varia de $ 30 - $ 300 dólares)

Preço dos Artesanatos«« (Artesanatos não são caros, com preços bem acessíveis é possível negociar e ter algum desconto)

Museu ««« (É pequeno, porém muito organizado, explica o que ocorreu na ilha e a redescoberta pelos europeus, vale uma visita por lá.)

Maravilhas das ilhas (Povo e Moais) ««««« (vale a pena conhecer é um espetáculo a parte, vá a todos os sítios e vulcões, tente não perder nenhum, VALE A PENA!)


Produzido por Edmilton Vidal

Nenhum comentário:

Postar um comentário